terça-feira, 16 de maio de 2017

Terapia para relaxar e previnir crises de pânico!

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje vou falar de um assunto muito importante e necessário nos dias de hoje, onde, a correria tem muitas vezes tirado a nossa paz e a ansiedade vem crescendo a cada dia; o relaxamento mental e corporal.

"Toda a vez que passamos por uma situação estressante, muitos sintomas se manifestam fisicamente, causando incômodos, irritações e mal estar. Por isso, técnicas de respiração e concentração, ajudam a controlar os sintomas da ansiedade", diz a psicóloga Adriana de Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia.


Terapia de relaxamento

Essa técnica é boa não só para dar uma relaxada, mas também, ajuda pessoas que estão passando por crises de pânico, síndrome do pânico, transtornos comportamentais, fobias, ou stress e ansiedade em geral, pois relaxa o corpo e mente para fortalecer e conseguir acalmar durante esses ataques.

Então é de extrema importância que você tire um tempinho do seu dia, como uma fuga para sua mente, e exercite da seguinte forma:


  • Procure um ambiente agradável, sem barulho, sem tumulto, de preferência em contato com natureza ou que você se sinta bem, e coloque uma música baixinha, agradável, que te faça relaxar, de preferência sem letra, ou com letras motivacionais. Assim, sentado em uma cadeira confortável, solte todo o corpo descansando os braços e mãos em cima das coxas. Em seguida, apoie os dedos sobre os olhos fechando durante 2 segundos que é para a mente e visão entenderem que durante o procedimento eles devem permanecer relaxados, assim continue com os olhos fechados e deixe a mente vazia sem pensar em nada.


  • Agora nós vamos liberar o stress, pegue 2 bolinhas fofas que você possa apertar, ou se não tiver faça 2 bolinhas com papel, e mentalize todas as suas preocupações, medos, ansiedades, e apertando as bolinhas transfira toda a tensão do seu corpo para elas, pode colocar toda a força que tiver, faça esse procedimento durante uns 30 segundos.


  • Dessa forma, iremos então relaxar cada músculo do corpo. Primeiro contraia as mãos segure por 2 segundos e relaxe respirando. Contraia agora os braços durante 2 segundos e relaxe soltando e respirando. Agora os pés contraia por mais 2 segundos e relaxe respirando. Tensione as pernas 2 segundos e respira. Contraia agora, os ombros e todos os músculo perto do pescoço, 2 segundos e vai soltando com a respiração. O abdomen tensiona e respira. Os musculos do rosto, prenda sua mandibula e depois solte respirando.


  • Vamos soltar todo o corpo, cada músculo, procure manter todo o corpo relaxado e a mente vazia a gente vai permanecer por mais 1 minuto dessa forma com a respiração lenta e tranquila. 

Agora nós vamos fazer a técnica de respiração diafragmática, que nada mais é do que concentrar o ar no diafragma, que é um músculo que fica na altura do estômago fazendo a barriga estufar e voltar ao normal ao puxar e soltar o ar.

Então, para você ver se está fazendo certo coloque suas mãos sobre a barriga e sinta como ela enche e esvazia de ar.


  • Então assim vamos inspirar durante 4 segundos enchendo o diafragma, segurar o ar por 2 segundos e expirar em 6 segundos soltando todo ar. Vamos repetir essas respiração 7 vezes, lembre-se de não puxar pelo pulmão e sim pelo diafragma, tem pessoas que se incomodam em puxar o ar pelo diafragma mas, persista nessa respiração pois a medida com que for praticando essa respiração, você vai reacostumando a respirar pelo diafragma, e assim relaxando. Digo reacostumando, porque quando somos bebês e crianças respiramos pelo diafragma, por isso a barriguinha de um bebê se movimenta durante o sono.

Essa respiração ajuda a ativar o sistema autônomo parassimpático de nosso cérebro,recuperando a sensação de relaxamento, por isso ela é muito importante para ansiedade como eu falei, e para crises de pânico.

Agora gente vou mostrar uma técnica para aquelas pessoas que estão passando por crises de pânico para fazer durante a crise, e pode acreditar que pra essas pessoas é muito difícil fazer a respiração que eu ensinei anteriormente. 



  • Então nós vamos tentar forçar a respiração diafragmática utilizando um balão, ou se você não tiver poder ser um saco plástico. Daí você vai simplesmente encher o balão e acredite que dependendo do estado de ansiedade da pessoa, ela não consegue. Mas vai forçando, vai jogando o ar pela boca e respirando fundo pelo nariz. E quando acabar de encher respire fundo, vamos encher o balão 3 vezes.

Enfim pessoal as principais técnicas são essas, mas é claro que existem outras, e é claro que isso não cura síndromes, ou fobias, apenas ameniza, então se você está passando por um quadro de algum transtorno, é importante que você consulte um especialista, vamos acabar com esse preconceito contra psiquiatra.

Então é isso minha gente beijinhos pra vcs e fiquem com Deus :)

Confira aqui o passo a passo para fazer esse relaxamento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário